Teoria Eletrônica da Matéria

Como sabemos o átomo é composto de centenas de partículas, entre as quais estão as que enteressam para o momento.
Vamos relembrar o modelo da estrutura do átomo, que é semelhante ao nosso sistema planetário.
Os plotons e os neutrons constituem no núcleo do átomo. Ao redor desse núcleo gira

* Os prótons tem carga positiva
* Os eletróns tem carga negativa
* Os neutrons não tem carga.

Como no estado natural a quantidade de prótons e eletróns é a mesma, o átomo é eletricamente neutro.




Em certos materiais, como os metais, os elétros das últimas camadas são praticamente ligados ao seu núcleo atõmico, podendo facilmente locomover-se pelo material. Quando esse movimento é coordenado, cria-se uma corrente elétrica.





Em condições normais, no metal, o movimento dos elétrons é desordenado. Então como estabelece uma corrente elétrica, que exige movimento ordenado dos Elétrons?

Para isso é preciso que haja uma diferença de potencial entre os pontos do metal, o que pode ser conseguido através de uma fonte de energia elétrica.

Ligando as extremidades de um fio de cobre aos terminais de uma pilha estabelecemos um circuito elétrico e pode-se acender uma lâmpada inserida no fio.


A velocidade dos elétrons em um condutor é de 300.000 Km/s

Fonte de eletricidade(bateria química): Uma pilha química voltaica consiste em uma combinação de materiais que são utilizados para converter energia química em energia elétrica. Uma bateria é constituída pela ligação de duas ou mais pilhas. Uma reação química produz cargas opostas em dois metais diferentes, que servem como terminais negativo e positivo.



Nenhum comentário: